Caixa de entrada

Pesquisar todas as mensagens com o marcador Caixa de entrada

A chegada do período natalino está gerando grandes expectativas para o comércio varejista. De acordo com o levantamento realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a data mais aguardada do ano deve resultar em uma receita bruta superior a 1 milhão e quinhentos mil reais, apresentando um aumento de 6% no número de vendas em comparação com o ano de 2022. O ticket médio estimado é de aproximadamente R$ 170,00.

A pesquisa revelou que mais de 90% dos entrevistados pretendem presentear alguém neste Natal. O presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, compartilhou otimismo ao abordar o impacto positivo do pagamento do décimo terceiro salário e a resolução dos problemas logísticos relacionados à vazante.

“Nós acreditamos que o resultado vai ser muito bom, vamos ter o pagamento de 2 bilhões e meio do décimo terceiro. Isso inclui as parcelas do governo federal, estadual e municipal, além de contemplar todo o setor industrial e comercial. Então este é um montante considerável, e aquilo que não foi gasto na Black Friday igual ao ano passado, irá acontecer neste Natal.”

Assayag antecipa um cenário propício para promoções neste final de ano, destacando a conjunção favorável de fatores que contribuirão para um Natal excepcional. “Acredito que mais promoções vão acontecer neste final de ano, então tem tudo para ser um grande natal, com o dinheiro que vai entrar, com a mercadoria que temos e com facilidades de parcelamentos que serão feitos”, explicou.

Local de compra

Neste ano, o Centro da cidade (59%) será o principal local escolhido para as compras dos presentes; os shoppings centers (34%) vêm em segundo lugar; e em terceiro as lojas de bairro com (24%); na sequência vem a internet e lojas virtuais; e os supermercados com (16%) e tem ainda aqueles que pretendem comprar em outro lugar (5%).

A pesquisa foi realizada via Google Formulários aplicado através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 22 a 29 de novembro. Cerca de 2.115 pessoas, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos responderam à pesquisa.

Contratação temporária

Outro levantamento realizado pela CDL Manaus abordou a contratação temporária para o final do ano. De acordo com os dados da entidade, a previsão é que aproximadamente 4 mil pessoas sejam contratadas. Nesse contexto, os setores de confecção, sapataria, supermercados, lojas de brinquedos, eletroeletrônicos e varejo de artigos e armarinhos lideram as maiores contratações.

O presidente também discutiu a relevância das contratações temporárias para atender à significativa demanda de clientes durante o período festivo. “Estamos otimistas com a perspectiva de contratar cerca de 4 mil colaboradores. Acreditamos que aqueles que não investirem em contratações adicionais perderão vendas, pois a ampliação da equipe é crucial para proporcionar um atendimento mais eficiente aos clientes”, comentou.

Ele ressaltou ainda que não investir em contratações pode resultar em perda de vendas, pois a necessidade de expandir a equipe é essencial para oferecer um atendimento de qualidade ao cliente, especialmente considerando que a maior movimentação ocorrerá durante o Natal.

O horário de funcionamento do comércio de Manaus será ampliado no final de ano

De 11 a 16 de dezembro: O horário será estendido em 2 horas, proporcionando mais flexibilidade aos consumidores para suas compras de final de ano.

De 18 a 20 de dezembro: A ampliação será ainda maior, com 3 horas extras.

De 21 a 23 de dezembro: O comércio estará aberto por 4 horas adicionais, permitindo que os consumidores finalizem suas compras de última hora.

Dia 24 de dezembro: As lojas fecharão mais cedo, às 18 horas.

Dia 25 de dezembro: O comércio permanecerá fechado.

De 26 a 30 de dezembro: O horário será novamente estendido em 3 horas, oferecendo uma janela adicional para os consumidores realizarem trocas e compras pós-Natal.

Dia 31 de dezembro: As lojas fecharão mais cedo, às 12 horas.

Dia 1º de janeiro: O comércio permanecerá fechado neste dia.

Supermercados e Shoppings

Alguns supermercados da cidade funcionarão ininterruptamente, operando 24 horas por dia, garantindo que os consumidores possam realizar suas compras de alimentos e produtos essenciais a qualquer momento.

Os shoppings da região também se adaptarão ao clima festivo, estendendo seus horários de funcionamento até a meia-noite, proporcionando uma experiência de compras mais conveniente para os clientes.

Essas mudanças buscam não apenas atender às necessidades dos consumidores, mas também criar um ambiente mais acessível e festivo para todos durante a temporada de celebrações.

Com Informações da Assessoria: Maitê Barros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui