O cantor e músico amazonense, Teixeira de Manaus, precursor do ritmo “Beiradão”, faleceu na madrugada desta quinta-feira (18/01), em um hospital particular de Manaus. O Saxofonista enfrentava um delicado estado de saúde, e estava internado na UTI de um hospital particular de Manaus para tratamento de um tumor na hipófise.

Morre Teixeira de Manaus, aos 79 anos, precursor do ritmos do Beiradão 1

As músicas de Teixeira de Manaus e seu ritmo genuinamente amazonense

Fonte: https://interligadosamazonia.com.br/beiradao-o-ritmo-amazonense-que-embala-o-povao/?swcfpc=1

Morre Teixeira de Manaus, aos 79 anos, precursor do ritmos do Beiradão 2
Foto: Deiny Sousa

Nascido no dia 8 de dezembro de 1944, na comunidade da Costa do Catalão, hoje pertencente ao município do Iranduba, Rudeimar Soares Teixeira conhecido popularmente como Teixeira de Manaus é um dos maiores percussores deste ritmo não só na região norte, mas em todo o Brasil.

Filho de agricultores, Rudeimar para chegar ao sucesso teve que encarar adversidades em toda a sua história. Na infância teve que estudar nos internatos da capital, longe de sua casa para garantir o sustento econômico de sua família, já que eram humildes. Aos 16 anos começou a ter o seu primeiro contato com a música graças ao saxofone dado de presente pelo seu pai em razão das boas notas que obteve em seus estudos e a partir deste momento começou a trilhar um caminho de grandes conquistas artísticas.

Com o apoio e orientação do músico paraense Pinduca, em 1981 lançou o seu primeiro LP denominado TEIXEIRA DE MANAUS “Solista de Sax”, gravado nos estúdios da Copacabana Discos, em São Bernardo do Campo. A partir desta obra, dois anos mais tarde Teixeira de Manaus teve uma de suas maiores consagrações ao receber o Disco de Ouro pela venda de mais de 100 mil cópias deste seu LP que trazia a famosa música “Deixe o Meu Sax Entrar”. Além dessa música, seus principais sucessos foram “Lambada para Dançar”, “Vamos Cumbiar” e “Balançando o Sax”, dentre outros.

©Copyright Interligados Amazônia  -Proibido a reprodução de qualquer informação desta matéria. Todos os direitos reservados.

Leia Mais : https://interligadosamazonia.com.br/beiradao-o-ritmo-amazonense-que-embala-o-povao/?swcfpc=1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui