SÉRIE DE 03 ENTREVISTAS|Educação

Neste primeiro episódio acompanhe a entrevista com a Religiosa de Vida consagrada, Irmã Ildes Mendes e a importância do Colégio Santa Doroteia para educação no Amazonas.

A história da Cidade de Manaus está entrelaçada com fatos históricos da vivência missionária de diversos homens e mulheres, religiosos e religiosas católicos que vieram pra Amazônia e aqui continuaram sua missão. Muitos padres e freiras logo construíram conventos e em seguida grandes colégios.

A população Manauara não tem como negar que uma ida no centro passa por colégios tradicionais como o colégio Santa Doroteia, Colégio Dom Bosco, o Colégio Santa Terezinha o colégio Auxiliadora. E quem passa pela tradicional avenida de Manaus, a conhecida Constantino Nery, logo se depara com o imponente complexo do colégio Preciosíssimo Sangue, sua capela, e o convento das irmãs. As Obras escolares logo são percebidas pelo pedestre e pelos motoristas que transitam nas ruas e avenidas famosas pelo trânsito intenso da capital.  Em outros bairros também é possível ver a contribuição da vida religiosa católica com suas obras educacionais, e não dá para negar que estes religiosos e religiosas, missionários católicos, muito contribuíram e continuam contribuindo com a educação na capital.

Todas essas escolas com seus prédios, muitos deles históricos tem uma grande relevância cultural e Educacional para a Capital. Nesta série de 03 reportagens que serão publicadas no decorrer deste mês dedicado as vocações, entrevistamos algumas religiosas que nos contaram sobre sua missão educacional no Amazonas.

Escolas católicas de Manaus e a educação 1
Foto: Divulgação – Pátio central do colégio Santa Doroteia, ao centro imagem de São José

Relevância Cultural das escolas Católicas e a importância delas para e história da educação

Colégio Santa Doroteia|Com mais de um século dedicados a educação no Amazonas o colégio é uma Instituição Educacional fundada e mantida pela Congregação das Irmãs de Santa Doroteia do Brasil, mulheres fortes, alegres, que fazem de sua missão um dom.

Irmã Ildes Mendes, atual diretora do Colégio Santa Doroteia destacou que muitas gerações já passaram pelo colégio, muitas mulheres, muitos jovens que acreditaram nos valores que o Colégio Santa Doroteia prega. “O Colégio Santa Doroteia este ano faz cento e treze anos. Então eu costumo dizer que nada dura tanto tempo se não tem o que dizer né”? Reflete a Irmã. “Nós estamos a 113 anos aqui com a presença das Doroteis no Amazonas através da educação. O nosso propósito é evangelizar através da educação, uma meta: educar, evangelizando e evangelizar educando”, completou Irmã Ildes Mendes.

Escolas católicas de Manaus e a educação 2
FOTO: Arquivo pessoal – Irmã Ildes Mendes, atual diretora

Para a religiosa, os valores evangélicos de Jesus Cristo fizeram com que muitas pessoas, muitas gerações que passaram pelo colégio pudessem ter uma educação fundamental em valores fundamentados nos princípios do evangelho.  “O que é importante para nós também é formar cidadãos e cidadãs significativos para a sociedade, pessoas que possam interferir na sociedade de uma forma positiva. Como pessoas que vivem a justiça, que vivem a honestidade, que vivem o respeito pelo outro, a solidariedade, a empatia, o amor que é pregado por Jesus Cristo.

Desafios da era digital

De acordo com a Irmã Ildes existe muito procura de alunos, de pais interessado com a educação do Doroteia pois a comunidade educacional vem a cada dia se modernizando, se atualizando.  “O Doroteia de hoje não é o Doroteia quando ele foi fundado”, destaca a irmã.

“A medida que o tempo vai pedindo essa modernidade, essa modernização, essa tecnologia, vamos nos atualizando, atualizando os nossos professores na naquilo que pede, o momento pede, a cultura pede, mas sem deixar o lado cristão, sem deixar os valores, porque esses valores cristãos é a nossa essência”, frisou.

Escolas católicas de Manaus e a educação 3
Foto: Arquivo pessoal – Irmãs da Congregação das Santa Dorotéia do Brasil. – Comunidade de Manaus

Vida Consagrada e a Educação

O colégio tem como Missão promover, numa sociedade em transformação, a cidadania, a solidariedade, o respeito mútuo e o diálogo, priorizando, como Santa Paula, o trabalho na simplicidade.  Entre os trabalhos das religiosas em Manaus se destacam também o Projeto Frassinetti, um trabalho voluntariado, coordenado pela direção do Colégio, que conta com o apoio da comunidade escolar. É uma ação de Responsabilidade Social do Colégio Santa Doroteia que vem sendo desenvolvido há mais de 15 anos, nas escolas da Congregação das Irmãs de Santa Doroteia.

“ Eu digo, assim, que a educação, ela não se fundamenta somente em conteúdo.  A educação se fundamenta em valores.  E os valores até são mais importantes que os conteúdos. Eu sempre que encontro ex-alunos e esses ex-alunos, ex-alunas sempre fazem uma memória daquilo que nós fomos e não daquilo que nós, não daquilo que foi ensinado como conteúdo, mas que foi ensinado como valores.  Então todas as pessoas que nos procuram aqui na escola, elas, sabem disso.  Nós não somos uma escola “conteudista”, nós somos uma escola que tem prima pelo conhecimento, mas um conhecimento com valores, porque nós acreditamos que são os valores que são os sustentáculos da sociedade”. Explica a irmã.

Colégio Santa Doroteia

É uma obra pioneira iniciada em 07 de outubro de 1910, quando chegaram a Manaus, as cinco primeiras Irmãs Doroteia, atendendo à solicitação do Bispo do Amazonas, Dom José Lourenço de Aguiar.

Saiba mais: https://santadoroteia.com/

Agosto, mês vocacional

Todo ano, sempre no mês de agosto, a Igreja Católica celebra no Brasil o mês vocacional.

Cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica.

Vocações:

Sacerdotal: no primeiro domingo de agosto, comemora-se a vocação sacerdotal.

Matrimonial: no segundo domingo, comemora-se a vocação matrimonial.

Religiosa: no terceiro domingo comemora-se a vocação à vida consagrada.

Leiga: no quarto domingo, comemoram-se as vocações leigas.

Acompanhe dia 23/08/2023 a segunda entrevista da série aqui no Interligados Amazônia

www.interligadosamazonia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui