Instituições, empreendedores e acadêmicos debatem futuro de empreendedorismo manauara em podcast

A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) divulga mais uma edição do Apoena: Empreendedorismo em Pauta, projeto vinculado ao curso de Jornalismo que tem como objetivo discutir Empreendedorismo na Amazônia. Ao compartilhar experiências sob a perspectiva de empreendedores e instituições, o projeto propõe informar e estimular acadêmicos e a comunidade externa para o desenvolvimento regional a partir da divulgação de material educativo.

Para o coordenador do Apoena, Professor Doutor Rafael Hoff, o projeto é fundamentado na partilha de conhecimentos. “O curso de Jornalismo procura ocupar três áreas da universidade que são o ensino, a pesquisa e a extensão. No caso da extensão, o elemento diferencial desse projeto Apoena é a partilha de conhecimentos técnico-científicos. Essa é a chave, isso é um serviço que a universidade presta e é um trabalho que o estudante de Comunicação precisa desenvolver para entender que não está numa bolha acadêmica, que nós estamos conectados com o mundo para além dos muros da universidade”, afirmou o professor.

Empreendedorismo em Pauta: Projeto da UFAM discute caminhos para o empreendedorismo regional 1
A estudante de Jornalismo Maria Eduarda Furtado (à esquerda) entrevista a professora Amanda Flores (à direita), da UEA. Foto: Internet.

Segundo os acadêmicos de Jornalismo que participaram do projeto, o Apoena foi importante para praticar o que é ensinado durante as aulas, como aponta Maria Eduarda Furtado, estudante que participou do projeto. “Eu consegui tanto amadurecer minha visão jornalística quanto colocar em prática tudo aquilo que eu venho aprendendo. Foi importante até para eu me acostumar a aparecer na frente das câmeras, que é algo que eu não costumo praticar porque eu prefiro a parte da redação. Então foi interessante para amadurecer meu olhar sobre isso e para praticar mesmo”, ressaltou a acadêmica.

O Empreendedorismo é uma realidade em expansão, e o professor destaca a perspectiva do projeto sobre o tema. “Nós procuramos observar como os agentes desse ecossistema pensam e promovem o empreendedorismo aqui na região Norte. Nossa ideia é mostrar quem são essas pessoas, quem são essas instituições e o que elas oferecem para quem quer empreender”, pontuou o coordenador. 

Foram entrevistados nessa edição do Apoena, agentes vinculados a instituições que fomentam o empreendedorismo em Manaus, como o Pró-Reitor de Inovação e Tecnologia da UFAM Jamal Chaar, Gabriela Aquino, representante da comunidade de startups Jaraqui Valley e Amanda Flores, professora da UEA.

O material produzido no Apoena foi transformado em podcast e vídeocast com três episódios, e está disponível nas plataformas Spotify e YouTube.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui